É o processo de expandir as operações para além do seu país de origem, adaptando produtos, serviços e estratégias para atender demandas, regulamentações e preferências culturais de novos mercados. Diferente da globalização, é um fenômeno mais amplo que integra economia e cultura em todo o mundo.
De acordo com diversos fatores, como alta concorrência, cenário econômico, limitação de demanda, regulações desfavoráveis e câmbio favorável à exportação, é possível que o mercado nacional de uma empresa não apresente tantas vantagens para a comercialização dos produtos de um negócio. Diante disso, o mercado internacional pode ser uma oportunidade para expandir e obter lucros.
A internacionalização aumenta a base de clientes e fortalece a sua presença e autoridade em diferentes regiões, possibilitando que cada vez mais pessoas sejam alcançadas.
Com essa visibilidade vem também o aumento de demanda, logo suas vendas irão aumentar de forma escalável e saudável.
Novos mercados facilitam parcerias e acessos a tecnologias de ponta e possuem programas de incentivos locais para acelerar o desenvolvimento de empresas.
Parece mentira, mas não é. Mão de obra em locais onde os custos são mais baixos geram economias substanciais e não comprometem a qualidade.
Você terá acesso a grandes players internacionais que podem te guiar para um crescimento ainda mais rápido.
A estratégia de internacionalização é uma forma de crescimento sustentável, mas você precisa saber escolher a maneira correta para escalar o seu negócio:
Envolve menos risco e custo. Nesta modalidade a empresa vende os seus produtos diretamente para o mercado externo.
A empresa licencia o modelo de negócio a parceiros locais. Permite uma expansão rápida e adaptada.
Parceria com empresas locais, que continuem com recursos e conhecimento de mercado.
A empresa adquire ou cria uma filial no país estrangeiro, o que dá a ela controle direto sobre as operações.